Resumo

Os estágios supervisionados possuem relevância nos currículos dos Cursos de Licenciatura no Brasil, uma vez que se constituem oportunidade de vivências específicas da docência. Estas experiências devem transcender a mera obrigação curricular assumindo uma função protagonista em meio à formação inicial. Nesta perspectiva, é importante que se discuta o estágio como espaço de contribuição para uma formação que privilegie a reflexão crítica; de articulação entre a teoria e a pesquisa; e de produção de saberes para ensinar. (MACIEL, 2010).
Ao possibilitar aos futuros professores a interação com o campo de atuação, o estágio supervisionado caracteriza-se como um momento indispensável na formação. Esta atividade formativa propicia a experiência nas diversas situações de ensino-aprendizagem e nos desafios da prática pedagógica. O estágio supervisionado inicia o aluno-professor no exercício da atividade docente, por isso, sua forma de organização e as vivências desenvolvidas nele são fundamentais. (SOUZA, 2007).
Pimenta (2006) considera que o estágio deve ser vivenciado de forma sintética, os conteúdos das matérias de ensino, das teorias de aprendizagem bem como das experiências pessoais. Deve ser constituído de um processo de reflexão-ação-reflexão e que isto vá além da experiência na escola.
Partindo dessas perspectivas, o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei vem se consolidando e avançando, tanto na sua composição e sistematização, quanto na ampliação das habilidades necessárias aos futuros docentes. 
Neste sentido, este estudo se propõe a apresentar e discutir algumas reflexões, caminhos e possibilidades acerca da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I, destacando o recurso audiovisual como ferramenta pedagógica para o ensino dos conteúdos atitudinais e conceituais.

Acessar