A Utilização do Vídeo e o Ensino de Atitudes e Conceitos no Estágio Supervisionado

Por: Diego Henrique da Cunha, Isabela Flausino de Campos e Vinicius de Avila Torres.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Os estágios supervisionados possuem relevância nos currículos dos Cursos de Licenciatura no Brasil, uma vez que se constituem oportunidade de vivências específicas da docência. Estas experiências devem transcender a mera obrigação curricular assumindo uma função protagonista em meio à formação inicial. Nesta perspectiva, é importante que se discuta o estágio como espaço de contribuição para uma formação que privilegie a reflexão crítica; de articulação entre a teoria e a pesquisa; e de produção de saberes para ensinar. (MACIEL, 2010).
Ao possibilitar aos futuros professores a interação com o campo de atuação, o estágio supervisionado caracteriza-se como um momento indispensável na formação. Esta atividade formativa propicia a experiência nas diversas situações de ensino-aprendizagem e nos desafios da prática pedagógica. O estágio supervisionado inicia o aluno-professor no exercício da atividade docente, por isso, sua forma de organização e as vivências desenvolvidas nele são fundamentais. (SOUZA, 2007).
Pimenta (2006) considera que o estágio deve ser vivenciado de forma sintética, os conteúdos das matérias de ensino, das teorias de aprendizagem bem como das experiências pessoais. Deve ser constituído de um processo de reflexão-ação-reflexão e que isto vá além da experiência na escola.
Partindo dessas perspectivas, o estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei vem se consolidando e avançando, tanto na sua composição e sistematização, quanto na ampliação das habilidades necessárias aos futuros docentes. 
Neste sentido, este estudo se propõe a apresentar e discutir algumas reflexões, caminhos e possibilidades acerca da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I, destacando o recurso audiovisual como ferramenta pedagógica para o ensino dos conteúdos atitudinais e conceituais.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5503

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.