A Vantagem em Casa nos Jogos Desportivos Colectivos: Revisão da Literatura Centrada no Basquetebol e no Modelo de Courneya e Carron

Por: Jaime Sampaio e Manuel Antonio Janeira.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.5 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

RESUMO A vantagem em casa é um dos factores que mais influencia o desfecho final dos jogos de Basquetebol. Neste trabalho, são identificadas e discutidas questões inerentes às teorias (territorialidade, facilitação social e percepção do apoio social) e aos factores (público, familiaridade com as instalações e viagens) que mais contribuem para este fenómeno. Adicionalmente, apresentam-se os trabalhos disponíveis que estudam os estados psicológicos e comportamentais dos intervenientes no jogo (jogadores, treinadores e árbitros) que surgem, essencialmente, a partir da percepção da vantagem em casa. É dada especial atenção ao conjunto de estatísticas do jogo de Basquetebol que mais distingue a performance das equipas quando jogam em casa, relativamente aos jogos fora. A literatura consultada revelou- nos que a produção científica neste domínio da avaliação da performance das equipas no jogo tem sido frequente. No entanto, apesar de se terem identificado metodologias de análise similares, as estatísticas do jogo, presumivelmente responsáveis pela vantagem em casa, diferem substancialmente em função do contexto particular de cada amostra. 

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232005000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.