A Vulnerabilidade no Esporte: a Exposição às Novas Mídias

Por: .

Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias: o Que e Como Estudar.

Send to Kindle


Resumo

Esta tese é a convergência de análise de dois temas que carecem de estudos no contexto esportivo: a vulnerabilidade e as redes sociais. Como fator primário, a vulnerabilidade. Os estudos no esporte não se voltam para o debate e análise da vulnerabilidade no esporte, são pesquisados fatores que estão incluídos no conceito de vulnerabilidade, mas não se dá o tratamento específico à matéria, pois ser vulnerável não é bem-vindo no esporte de competição, demonstra fraquezas e, em muitos casos, pode trazer significativos prejuízos à imagem dos atletas, constantemente associada à superação e ao heroísmo. 
O segundo ponto da convergência está na alta utilização das redes sociais por atletas. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a vulnerabilidade decorrente da repercussão do uso do Twitter no esporte de alto rendimento, adotando-se uma leitura cross-cultural. Para tanto foram analisadas 20 reportagens publicadas na internet, em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e francês -, sendo cinco para cada idioma, obtidas por meio do buscador Google, sem limite temporal. Adota-se a pesquisa qualitativa cross-cultural com a aplicação da análise de conteúdo em ambiente virtual. 

Endereço: http://loja.editorafontoura.com.br/psicologia-do-esporte-desenvolvimento-humano-e-tecnologias-o-que-e-como-estudar.html

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.