Abandono Precoce da Natação Competitiva no Distrito Federal: Fatores Explicativos na Percepção de Ex-atletas

Por: Marayl Caldas.

68 páginas. 2002

Send to Kindle


Resumo

O principal propósito desta dissertação foi investigar as causas que influenciam o atleta ao abandono precoce da natação competitiva, no Distrito Federal. Para tanto, selecionou-se uma amostra de 9 ex-atletas da modalidade, a partir de levantamento documental junto aos arquivos da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal. Utilizou-se como técnica de coleta de informações um roteiro estruturado de entrevista, por intermédio do qual foram identificadas 8 categorias de enunciados: i) Relacionamento atleta-técnico; ii) Orientação às metas e feedback; iii) Autoritarismo e disciplina; iv) Comprometimento do atleta; v) Relacionamento atleta-equipe; vi) Competição; vii) Técnico ideal; e viii) Causas do abandono. A análise dos resultados evidenciou que, apesar de o comportamento dos técnicos ter sido associado ao abandono precoce, pelo menos 70% dos sujeitos da amostra admitiram que mantinham bom relacionamento com os mesmos, bem como atribuíam a eles a condição de técnico ideal. As causas do abandono precoce estavam mais provavelmente associadas com causas internas. A baixa performance e fracassos na competição são os motivos que contribuem para o abandono, uma vez que estes ameaçam o autoconceito e a auto estima dos atletas.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1055&listaDetalhes%5B%5D=1055&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.