Abordagem Aos Objetivos de Realização Estabelecidos Pelos Jovens Moçambicanos Para a Sua Prática Desportiva.

Por: António Manuel Fonseca, Argentina Micas, Diamantino Muchuane, Inácio Bernardo, Jacinto Guila, Mussá Tembe e Pedro Pessula.

VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O estudo dos factores que, de alguma forma, interferem com a motivação dos indivíduos para a prática de uma determinada actividade é um dos mais importantes no âmbito da psicologia em geral, e do desporto em particular. Da análise às numerosas teorias propostas ao longo dos tempos parece emergir a importância assumida pelos objectivos estabelecidos pelos indivíduos para uma determinada actividade ao nível dos seus comportamentos. Em conformidade, nos últimos anos, a investigação sobre os objectivos que os indivíduos procuram alcançar com a sua prática desportiva tem sido alargada a diferentes países. Atendendo a que, até ao momento, não são conhecidos quaisquer estudos realizados em Moçambique sobre este assunto, decidimos solicitar a um grupo de 390 alunos de ambos os sexos (180 do sexo masculino e 210 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos, para preencherem uma versão traduzida e adaptada do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ). De um modo geral, a análise dos resultados, consistentemente com o anteriormente detectado em estudos realizados com jovens de características semelhantes noutros países, evidenciou não só que os inquiridos, na sua generalidade, se orientavam fundamentalmente para a tarefa mas não para o ego, mas também que - apesar das diferenças não terem sido elevadas - as raparigas, comparativamente aos rapazes, indicaram valores ligeiramente mais elevados para a dimensão da tarefa mas mais reduzidos para a dimensão do ego.

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.