Abordagem Crítica na Educação Infantil: Uma Visão de Residentes Pedagógicos

Por: Clarisse Silva Caetano, Romulo Viera Salustiano e Vanessa Oliveira.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

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Resumo

INTRODUÇÃO

Este estudo refere-se a um relato de experiência de alunos do programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa, em uma escola do município. O programa Residência Pedagógica (RP) tem como principal objetivo levar ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos alunos dos cursos de licenciaturas. Os graduandos desempenham uma série de atividades como: planejamento e regência de aulas, reuniões para estudos, observações na escola, dentre outros. Todas as atividades acontecem com o acompanhamento do coordenador e dos preceptores. O objetivo geral deste ensaio é relatar a atuação com alunos da educação infantil (EI) utilizando a abordagem crítico-superadora, que se baseia em reflexões sócio-políticas no tratamento dos conteúdos da Educação Física, propondo intervenções e possibilitando reflexões sobre a realidade dos homens (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Em específico, busca-se refletir sobre o uso da abordagem crítica na EI, bem como as estratégias utilizadas para aproximar os objetivos das aulas da realidade dos alunos.

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