Abordagem Educacional Para a Ginástica Olímpica: Avaliação de Sua Aplicabilidade Num Ambiente Escolar

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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 1997

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Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a aplicabilidade do Programa de Introdução à
Ginástica no ambiente escolar, desenvolvido pela Federação Canadense de Ginástica, com a finalidade de
aumentar a disponibilidade de material de instrução aos técnicos e professores. A nova proposta do programa,
cuja base filosófica é “FUN FITNESS FUNDAMENTALS”, é oferecer um ambiente de aprendizado
necessário para que as crianças possam maximizar o seu talento, tanto a nível de Recreação como de
Competição. A forma de trabalho se dirige para a orientação de seis Padrões Básicos de Movimento
(“Fundamentals”) juntamente com o componente Físico (“Fitness”) e Psicológico (“Fun”). Doze crianças da
Escola de Aplicação da Yokohama National University fizeram parte da amostra. O tema escolhido foi a
parada de mãos. Através dos instrumentos de avaliação mais utilizados, atualmente, nas escolas elementares do
Japão, foram avaliados os seguintes aspectos: a) opinião das crianças com relação à ginástica; b) característica
das aulas em termos de cooperação, entusiasmo e motivação; c) relacionamento das crianças com o professor,
companheiros e conteúdo; d) formação estrutural das aulas; e) linguagem empregada; f) mudança no
comportamento motor. Através dos resultados obtidos, constatou-se que o programa apresentou se
significativo no ambiente escolar. De um modo geral, as crianças se mostraram mais motivadas à prática da
ginástica e o preconceito de atividade complexa diminuiu consideravelmente. Alguns aspectos como estímulo
para pensar e aprendizagem voluntária mereceriam maior atenção num estudo posterior, uma vez que os
resultados obtidos não poderiam ser considerados satisfatórios.

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v11%20n1%20artigo6.pdf

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