Abordagem de Ensino e Planejamento das Lutas nas Aulas de Educação Física Escolar

Por: .

Metodologia do Ensino das Lutas na Educação Física Escolar.

Send to Kindle


Resumo

Um dos paradigmas que orienta as ações pedagógicas da EFE, influenciado muitas vezes pelas afirmações de outros professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares, que afirmam que, em muitos casos, o professor de EFE “... dá uma bola para o aluno e deixa-o brincar sem qualquer orientação e a brincadeira tem fim apenas e si mesma...”, ou seja, não se ensina nada, apenas coordena uma atividade que qualquer outra pessoa na escola poderia fazê-lo.
No nosso entendimento e experiência vivida em escolas da educação básica de várias conotações educacionais, percebemos que duas questões contribuem para este paradigma “negativo” que orienta as práticas:
Falta de planejamento;
Alienação total do trabalho educativo interdisciplinar e global do aluno.
A ação de planejar, invariavelmente, nos leva à reflexão do que fizemos no processo ensino-aprendizagem que se encerrou e nos leva a novas perspectivas no início de um novo processo. Às vezes, o plano poderá ter os mesmo conteúdos de ensino, porém a forma, as turmas, o espaço pedagógico, o corpo docente sempre são modificados e renovados. Isso demonstra que ninguém, nesse processo educacional, é dono do fenômeno educacional ao ponto de não querer alterá-lo pela força de seu dinamismo e renovação constante.
Percebemos que a EFE é um componente curricular no qual as ações pedagógicas de natureza prática são mais requisitadas no trabalho docente que as ações de natureza teórica. Assim, caso o professor de EFE não tenha uma mínima vocação para a reflexão teórica e o trabalho teórico, haverá um predomínio intenso de ações exclusivamente práticas. Este predomínio acaba excluindo-o naturalmente das ações de reflexões e discussões teóricas não só de seu componente curricular como das ações e reflexões do processo educacional com os seus pares docentes.

Endereço: http://loja.editorafontoura.com.br/metodologia-do-ensino-das-lutas-na-educacao-fisica-escolar.html

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.