Abordagem Sociocognitiva do Discurso: Uma Alternativa Para Análise Crítica Pelos Estudos do Lazer

Por: José Clerton de Oliveira Martins, Luiz Alex Silva Saraiva e Marcos Gonçalves Maciel.

Licere - v.21 - n.3 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Pesquisas com enfoque qualitativo apresentam diferentes técnicas para a interpretação dos dados. Uma das alternativas é a abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk. A ênfase é a interação de três dimensões categóricas: ideologia, contexto social e a cognição. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar essa proposta como possibilidade para a interpretação nos Estudos do Lazer. Como base empírica analisamos o entendimento que profissionais de Educação Física e alunos de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG têm sobre o lazer. Os resultados demonstram um paradoxo teórico-prático entre o entendimento e a vivência do lazer, notadamente quanto à atividade física realizada no referido programa. Concluímos que o uso dessa abordagem apresenta uma importante contribuição para a análise crítica do fenômeno social do lazer.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/11986

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.