Abordagem do Tema Saúde nas Aulas de Educação Física: a Realidade de Um Município da Fronteira Oeste do Rs

Por: Jaqueline Copetti, Marielly Silva Fogaça e Rhenan Ferraz de Jesus.

Conexões - v.13 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como o tema saúde vem sido trabalhado pelos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Alegrete/RS frente às suas atividades pedagógicas. Sendo assim, por meio de um estudo descritivo e de cunho transversal, foram investigados dezesseis professores de Educação Física utilizando um questionário composto por questões fechadas e abertas sobre a temática Saúde. Pelos resultados obtidos, um número maximizado desses educadores afirmou ter um conhecimento considerado ‘bom’ sobre o tema saúde, bem como todos consideraram estar aptos para abordar essa temática em suas aulas. Entre os temas mais abordados nas aulas de Educação Física sobre prevenção à saúde, houve destaque para os temas obesidade e higiene pessoal. Também, a maioria desses professores respondeu que participaram de algum curso ou palestras sobre o tema saúde. Entretanto, quando questionados como a temática saúde é abordada nas aulas de Educação Física, os resultados expressam que os docentes trabalham esta temática, predominantemente, na dimensão conceitual. Concluiu-se que a maioria das respostas dos professores faz referência à Saúde como sendo uma mera transmissão de conhecimentos cientificamente estabelecidos – conceituais.

Endereço: http://conexoes.fef.unicamp.br/ojs/index.php/fef/article/view/1168

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.