Integra

Amigos

Como todos sabemos, lazer depende essencialmente de algumas dimensões que interferem na vida humana, destacadamente o TEMPO, o ESPAÇO e a EXPERIÊNCIA vivida.

Para quem atua no campo do lazer como eu, potencializar uma dessas três dimensões pode significar um salto de qualidade na vivência humana, especialmente em se tratando da variável TEMPO, inelástica por natureza.

Por essa razão, para muitas pessoas que ainda vivem na perspectiva de uma “sociedade industrial”, que traça nitidamente as diferenças entre a obrigação – destacadamente o TRABALHO – e a da não obrigação, especialmente o LAZER, o advento da aposentadoria pode representar a “liberdade” que tantos aspiram.

Sinceramente nunca foi o meu caso. Sempre vivi uma relação, digamos amigável nessa complexa relação trabalho/lazer.

Nesses 10 anos que separaram a minha vida acadêmica na Unicamp onde me aposentei, nunca parei de trabalhar. Nesse período eu voltei a atuar na Prefeitura de Sorocaba como secretário da Juventude e depois, por curto tempo, Esporte e Lazer. Além disso, participei ativamente em dois trabalhos nos quais também aprendi muito, desenvolvendo pessoas para gerenciarem ambientes de esporte, cultura e lazer. Inicialmente esse trabalho foi realizado na Fenabb – Federação Brasileira das AABBs – a maior rede de clubes sociais recreativos do mundo, com 1250 sedes espalhadas por todo país, para depois fazer um trabalho semelhante no SESI/Departamento Nacional, tendo igualmente atuado nos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Portanto, nesse período reduzi bastante minha atuação acadêmica, mas sempre participando de bancas examinadoras, congressos científicos no Brasil e no exterior, escrevendo textos (mais internos que externos), entre outros.

Finalmente, no segundo semestre do ano passado, senti que ainda tinha “fôlego” profissional e achei que era hora de retornar à vida acadêmica. Depois de verificar algumas possibilidades, tive a honra de ter sido aceito para atuar como Professor Visitante no Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte da Faculdade de Educação Física da UnB. Portanto, desde o mês passado assumi esse compromisso profissional.

Nosso objetivo, junto com Professor Doutor Paulo Henrique Azevêdo, coordenador do referido laboratório, é potencializar a área de gestão do lazer junto a duas áreas já lá existentes: esporte e saúde. O primeiro passo está sendo a criação de um grupo de estudos e pesquisa nessa área, com convidados externos e alunos e professores locais que se interessarem pelo tema visando gerar novos conhecimentos, mas especialmente, qualificar a intervenção de profissionais nesse vasto campo do lazer.

Portanto, Mais uma vez, pretendo voltar por aqui para expor o que estamos fazendo e, certamente, ouvindo as sugestões de todos os amigos que leem este blog.

Forte abraço.

Bramante

Por Bramante
em 19-10-2014, às 19:11

12 comentários. Deixe o seu.

Caro prof. Bramante,
Se eu tiver metade desse fôlego e competência durante minha carreira,ja serei um privilegiado.
Espero poder acompanhar e poder colaborar nessa nova empreitada.
Parabens e seguimos acompanhando!
Abs
A

Por Alan Q Costa
em 19-10-2014, às 22:43.

Prof. Bramante,

SEJA BEM VINDO novamente.
Participei, mesmo que por pouco tempo, do grupo de estudos de lazer na UNICAMP no qual o senhor era o tutor, sorvendo muito conhecimento e tomando um gosto ainda maior por nossa profissão.
Fui aluno da Profa. Gisele Shwartz – Unesp/Rio Claro.
Sabendo dessa nova demanda, informo inda que tenho conversado com o Prof. Geraldo, da ABRAGESP e que poderíamos “trocar figurinhas” a respeito das ações relativas ao que o senhor vem desenvolvendo na UnB.
Assim sendo, saudações!
Erik Ávila

Por Erik Ávila
em 20-10-2014, às 9:53.

Caro Professor Alan
Agradeço seu generoso comentário!
Creio que estamos sempre aprendendo. Sinceramente, quando retornei na Universidade de Brasília pela primeira vez mês passado, parecia que tinha acabado de entrar num novo curso…rs. Uma sensação muito boa!

Por Bramante
em 20-10-2014, às 10:15.

Prezado Erik.
Fico feliz que você tenha participado em nosso grupo de estudos na Unicamp e que tenha dado sequência junto a Profa. Gisele, grande parceira em diversas oportunidades. Também tive o privilégio de trabalhar num projeto com Prof. Geraldo e tenho maior interesse em aprofundar nossos contatos. Você vai participar do IV Congresso ALGEDE em março/2015, na USP?

Por Bramante
em 20-10-2014, às 11:28.

Caro professor, trajetória linda no que diz respeito a marcar presença como titular no banco da vida…fazendo a diferença na vida das pessoas, contribuindo, dividindo e multiplicando conhecimentos! Parabéns… Exemplo para nós profissionais!!! Grande abraço acompanhado de minha admiração!

Por Roseli Santana Mori
em 20-10-2014, às 13:41.

Belas palavras de incentivo Roseli! Muito obrigado.
No entanto, meu intento não se compara ao seu, que conseguiu fazer do Luis Renato um corredor!!! :-)

Por Bramante
em 20-10-2014, às 13:51.

Pois é. Brasília ficou melhor! Minha curiosidade é se essas grandes redes, AABB e SESI, “conversam”. Fico torcendo pro GESPORTE (Parabéns pelo novo quadro, Paulo Henrique Azevedo http://cev.org.br/qq/pha-unb/) ter um trabalho de pós graduação sobre isso! A competência para a realização de um trabalho desse porte está instalada. Sucesso – outra vez – no Planalto, Prof. Bramante!

Por Laercio Elias Pereira
em 22-10-2014, às 6:14.

Prof. Bramante, nos falaremos antes disso mas com certeza nos encontraremos no Congresso em São Paulo/USP, sorte e sucesso! Forte abraço.

Por Erik Ávila
em 22-10-2014, às 12:57.

Grato Erik. Vamos continuar trocando informações.

Por Bramante
em 23-10-2014, às 17:23.

Meu caríssimo Laércio! Grato pela sua consideração. Sempre me lembro do nosso time de “consultores externos” quando trabalhei no INDESP em 1977: você era um deles, lembra? Achava que poderia fazer diferença…rssss
Juro como já tentei várias vezes aproximar AABB de SESI, SESI de SESC, etc. Em gestão do lazer, somos todos iniciantes e acredito que a reunião desses órgãos deveria ser estratégica para a própria sobrevivência dos mesmos.
Ainda por aqui parece que algumas organizações preferem morrer sozinhas do que vencer unidas… Lamentável!
prometo que vou tentar mais vezes…rs

Por Bramante
em 23-10-2014, às 18:51.

Olá Bramante,
Bom termos você de volta às atividades acadêmicas, especialmente em pesquisas. Durante pelo menos quatro anos debrucei-me sobre o tema “Aprender a Ensinar” utilizando minivoleibol. Comecei pelo SESI Nacional, em cursos prioritariamente no Nordeste. Parece que m teimosia transformou-se em obstinação, pelo fato de acreditar que estou CERTO!
Há algum tempo pedi que visitasse um trabalho que inseri no Prezi. Resultou em um comentário muito educado que me fez ampliar o rascunho para algo palpável e de fácil execução. Vou enviar para você, certo de que gostará. Inclusive, se eu não estiver errado, proponho-me a discorrer em palestra para seus alunos, pois o assunto tem vários desdobramentos, como poderá concluir após sua leitura. Trata-se de…

“ENSINAR VOLEIBOL PARA CRIANÇAS SEM O PROFESSOR”!
– Será possível?
– Tenho certeza disto!

Abraço do amigo que ainda há de mostrar-lhe as novidades de uma verdadeira engenharia pedagógica que estou construindo. Quando quiser, é só falar-me.
Abraço.

Por Roberto A. Pimentel
em 25-10-2014, às 19:01.

Grato Prof. Pimentel pela sua consideração. Quando você me enviou seu trabalho em PREZI eu vi e agora revi. De fato, uma história repleta de aprendizado significativo. Também no meu início de carreira profissional me identifiquei muito com voleibol e fiz, nos anos 1970 várias edições da “Maratona do Voleibol” com alunos de graduação da FEF/Sorocaba. Estava em voga na época fechar avenidas e transformá-las em quadras de mini-voleibol. Já me(pre)ocupava na ocasião de fazer da “festa do voleibol” um ambiente diversificado para aprender outros componentes curriculares, como história, geografia, física, matemática, etc., sempre explorando a matriz “voleibol”.
Também espero que possamos nos encontrar um dia para que eu possa conhecer seu trabalho de “engenharia pedagógica”! Quando for ao RJ eu lhe aviso.

Por Bramante
em 26-10-2014, às 10:11. 

Acessar