Ação da Educação Física em Projetos Sociais: Proposta Didática Desenvolvida no Projeto Guanabara

Por: , Ivana Montandon Soares Aleixo, Kátia Lúcia Moreira Lemos e Mauricio Couto.

XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

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Resumo

O Projeto Guanabara está inserido num programa de Educação e Esporte, esta
relação se dá por meio da proposta de educação integral, uma via que integra as
competências da ação educativa e os agentes envolvidos no processo, possibilitando
a formação de uma rede que prioriza o desenvolvimento humano.A organização
dos conteúdos da Educação Física se dá pelo Esporte, que é um caminho para se
desenvolver competências e promover valores nos educandos, e tem como
conseqüência a alteração no comportamento social.O Projeto Guanabara atua
conforme a proposta da Iniciação Esportiva Universal (GRECO & BENDA, 1998). O
sistema de formação esportiva divide o esporte em fases, conforme as faixas etárias.
Os esportes são praticados mantendo as regras originais ou modificando-as conforme
a demanda do grupo.Conforme a faixa etária do Projeto Guanabara, 7 aos 14 anos,
o trabalho se dá em duas fases do sistema: a fase universal e a fase de direção.As fases
principiam em seu contexto a escolha do educando pelas atividades. O jogo é
oferecido como um elemento didático que respeite as características evolutivas das
crianças (maturidade, evolução psicológica e cognitivo-social). Os jogos são de
perseguição e estafetas; pequenos jogos (reduzidos), jogos de iniciação e grandes
jogos; começo da iniciação esportiva no contexto dos esportes formais.A ênfase
dada é o direcionamento através do grau de dificuldade a ser desenvolvido.As
atividades são conduzidas mediante o conhecimento do educando, da facilidade de
execução dos gestos e da simplicidade das atividades.Seguem a ordem do fácil para
o difícil, do simples para o complexo e do conhecido para o desconhecido.A estratégia
é individual ou em grupo, através da relação da criança e um aparelho; da criança e
dois aparelhos; da criança e três aparelhos; ou em atividades que envolvam duplas,
trios e grupos.Os conteúdos desenvolvidos contemplam a programação prevista
pelos PCN’s, porém vão ao encontro do desejo de aprender.Os educandos participam
da escolha dos conteúdos por meio do planejamento participativo.Finalmente, o
Projeto Guanabara não tem como perspectiva o desenvolvimento de campeões em
uma ou outra modalidade esportiva, o propósito é gerar o máximo de oportunidades
e incentivar o gosto pelo esporte.Deste modo entende-se estar contribuindo para a
aquisição de competências que serão fundamentais para a formação humana

Endereço: http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/78_Anais_p447.pdf

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