Ação do Treino Locomotor com Suporte Parcial de Peso Corporal em Lesados Medulares na Frequência Cardíaca e no Lactato Sanguíneo

Por: Ana Paula Rehme Siqueira, Cristina Maria Rocha Dutra, Cynthia Maria Rocha Dutra, Elisangela Ferretti Manffra, João Egdoberto Siqueira e Marciane Maria Kulczyk.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Com objetivo de observar o comportamento da concentração sanguínea de lactato e da variabilidade da freqüência cardíaca no período de seis meses, oito indivíduos, com lesão medular (LM) nas classificações A, B e D da ASIA, foram submetidos a 3 sessões semanais de treino locomotor (TL) com suporte parcial de peso corporal (acréscimo a cada 2 semanas de 20% a até 60% do peso, 15 minutos de duração e 1,5 km/h de velocidade). Tal como a concentração de lactato sanguíneo (de 2,01 ± 0,48 mM para 1,90 ± 0,32 mM, p=0,362), a intensidade do exercício (entre 45% e 65% da FCMáx, p=0,374) não apresentou variação significativa ao longo dos seis meses de treino. Conclui-se que o TL com protocolo de baixa a média intensidade promove pouco ganho na capacidade cardiovascular em pessoas com LM.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.