Aceleração e Tempo de Duração de Impacto em Segmentos Corporais do Judoca Durante a Realização de Ukemi em Diferentes Tipos de Tatames

Por: António R. P. Moro, Diogo C. Reis, Roberto M. Heidrich, Saray G. dos Santos e Sebastião I.l. Melo.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.7 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

RESUMO Este estudo, de cunho exploratório, xploratório, objectivou verificar e com com- parar as acelerações e os tempos de duração dos impactos sofri sofri- dos por diferentes segmentos corporais de judocas (punho, quadril e tornozelo) através de quedas em diferentes tipos de tatames. Para ara a realização do estudo foram seleccionados sete tipos diferentes de tatames (seis sintéticos e um de palha), assim como, dois judocas para executarem a técnica “Ipon- Seoi-Nague” e respectivo amortecimento “Zempo Zempo-Kaiten- -Ukemi Ukemi”. ”. Como instrumento de medida, foi utilizado um acele acele- rômetro triaxial da Bruel & Kjaer ®, conectado a um sistema de aquisição de sinais. Para a colecta de dados, o acelerómetro foi fixado sucessivamente no punho, no quadril e no tornozelo, medindo as acelerações provenientes de 10 impactos em cada segmento em cada um dos sete tipos de tatames. Os resultados obtidos permitem afirmar que os valores dos impactos recebi recebi- dos pelos judocas, principalmente no punho e tornozelo, ultra ultra- passam os limites considerados seguros em todos os tipos de tatames, os quais, mesmo sendo impactos de curta duração, encontram-se em limites considerados geradores de severas lesões (aceleração > 200 g). De acordo com os resultados deste trabalho, os tatames “A”, ”, “B” e “F F” foram os que se apresenta apresenta- ram mais apropriados para o amortecimento de quedas no Judô. Palavras-chave alavras-chave: impacto, uk ukemi, emi, tatame.

Endereço: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.