Resumo

Ancorado nos conceitos teóricos dos Estudos Culturais e metodológicos da Análise de Espetáculos, este trabalho teve como objetivo geral analisar o feminino e o masculino na dança cênica de tradição ocidental. Considerando que estereótipos de papéis sexuais acompanham mulheres e homens na sociedade e na dança, que por sua vez, tem o corpo como elemento que comunica e expressa essas situações acerca do feminino e do masculino, o trabalho buscou inicialmente compreender alguns momentos de transição na dança, no que se refere aos papéis sexuais em disputas e reciprocidades apresentadas no palco e, por vezes, fora dele. Em seguida, foi efetuada a descrição e análise do espetáculo Caminho da Seda (Raça Cia. de Dança de São Paulo, coreografado por Roseli Rodrigues e estreado em 2002) enfocando o estudo dos figurinos, dos corpos e dos movimentos, critérios que suscitaram discussões acerca das representações do feminino e do masculino e proporcionaram reflexões sobre a ligação de contextos históricos e atuais da dança. Observou-se neste espetáculo uma mistura de velhas imagens da dança com recentes figuras, que instauram as novas construções de corpos e de movimentos, refletindo no palco a beleza da mistura de características convencionalmente femininas, relacionadas à sensibilidade e sexualidade, com outras convencionalmente masculinas, como força e dinamismo. Figurino, corpo e movimento suscitaram a manutenção de alguns papéis, mas as representações similares de papéis sexuais obtiveram destaque, desfazendo estereótipos associados ao feminino e masculino, em atitudes que acompanham a dança na cena contemporânea.

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