Acerca da Violência Por Meio do Futebol no Ensino de Educação Física: Retratos de Uma Prática e Seus Dilemas
Por: Alexandre Fernandez Vaz, Beatriz Staimbach Albino, Cristiane Camila Zeiser e Jaison José Bassani.Resumo
Analisa-se uma experiência pedagógica em Educação Física realizada em escola pública da área urbana de Florianópolis, associada ao estágio supervisionado da formação universitária. Desenvolveu-se, por meio do futebol, a sensibilização dos alunos/as para com as relações de violência que permeavam suas práticas. Descrevemos e analisamos as escolhas didáticas, os acordos e regras adotados, os avanços e fragilidades da experiência. Os resultados suscitam dúvidas quanto à formação de professores ao apontar para a falta de legitimidade da disciplina no espaço pedagógico e questionar os impasses de uma pedagogia que se pretenda crítica: vetores que não se restringem ao âmbito do racional e que impulsionam a prática, a necessidade (e dificuldade) de se ultrapassar o saber-fazer e tomar o corpo em sua multiplicidade como objeto.
Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/3111/4095