Acessibilidade de Cadeirantes em Um Equipamento Específico de Lazer: o Estádio de Futebol Batistão na Cidade de Aracaju/se

Por: Cae Rodrigues, Fabio Zoboli e Romário Silva Santos.

Licere - v.20 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar as estruturas físicas do Estádio Governador Lourival Baptista da cidade de Aracaju/SE com o intuito de verificar a acessibilidade arquitetônica – nos quesitos segurança e autonomia – para a recepção do público cadeirante nos eventos que ocorrem neste equipamento específico de lazer. Metodologicamente a pesquisa se caracterizou como um estudo de caso sob o viés qualitativo. A coleta de dados se deu a partir da observação participante durante cinco dias, uma delas ocorrida durante um jogo de futebol pelo campeonato sergipano de 2015. Além das observações, os pesquisadores fotografaram – a partir de um roteiro – as instalações internas e externas do estádio, sendo essas imagens suspensas para análise. Constatou-se que as áreas internas do estádio oferecem acessibilidade para os cadeirantes conforme as normas da ABNT 9050. No entanto, algumas estruturas das áreas externas do estádio não suprem com as necessidades que os deficientes buscam para poder se deslocar com autonomia e segurança.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/9630

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.