Resumo

A  inclusão na Educação Física refere-se a garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou diferenças, tenham a oportunidade de participar plenamente das atividades físicas e esportivas. Isso envolve adaptações e estratégias para atender às necessidades individuais de cada aluno, promovendo um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e capazes de contribuir. A inclusão na Educação Física não apenas beneficia o desenvolvimento físico, mas também fortalece a socialização, autoestima e senso de pertencimento dos alunos.Este estudo tem como objetivo investigar o processo de inclusão e de acessibilidade de alunos com deficiência visual nas aulas de educação física. O estudo utilizou a pesquisa científica com revisão de literatura, onde se encontra em fase de busca. Os conteúdos foram pesquisados na plataforma SciELO, usando os descritores: Deficiente visual, Acessibilidade, Inclusão Social e Educação Física. Para realizar esta pesquisa foram escolhidos 3 artigos que foram semelhantes aos descritores pesquisados. Desse modo, a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência visual na educação física escolar envolve adaptar atividades para que sejam acessíveis a esses alunos, permitindo sua participação plena. Isso pode incluir o uso de orientação verbal, uso de materiais táteis e estratégias de comunicação alternativas. O objetivo é garantir que esses alunos tenham oportunidades iguais de participar e desfrutar das aulas de educação física, promovendo sua integração e bem-estar geral.

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