Resumo

O reposicionamento para uma educação na perspectiva inclusiva representa uma conquista histórica e a base para a efetivação de um direito social, sobretudo para as pessoas com deficiência. Na Educação Superior, também se sente as repercussões desta mudança e isto vem provocando discussões acerca da prática docente. Diante desse quadro, o objetivo desta pesquisa foi analisar a prática pedagógica de professores universitários, tendo em conta a permanência do aluno com cegueira no curso de Licenciatura em Educação Física. Para tanto, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso da técnica da observação estruturada e registro em diário de campo das aulas de 05 professores de um curso de Licenciatura em Educação Física do Estado de Alagoas/Brasil. A análise dos dados considerou as seguintes categorias: a) a relação entre professor e aluno, b) a metodologia de ensino e c) os recursos pedagógicos para a acessibilidade. Os resultados apontaram que, apesar de existir uma boa relação entre os professores e o aluno com cegueira, bem como a adoção de algumas estratégias metodológicas para promover a participação nas aulas, isto não foi suficiente para promover acessibilidade aos conhecimentos. Destaca-se ainda que as ações foram promovidas individualmente pelos docentes e sem articulação com o núcleo de acessibilidade da instituição. Estes resultados permitem concluir que ainda são necessárias ações mais permanentes para qualificar a prática pedagógica dos professores e deste modo ampliar o acesso ao conhecimento de universitários com deficiência no curso de graduação em Educação Física.

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