Aclimatação em Altitude Simulada: Efeitos Sobre a Frequência Cardíaca e Saturação de Oxigênio da Hemoglobina em Jogadores de Futebol

Por: Iouri Kalinine, Luis Felipe Dias Lopes, Luiz Osório Cruz Portela, Renato Fraga Moreira Lotufo e Rodrigo Ghedini Gheller.

Revista da Educação Física - UEM - v.23 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A exposição aguda a altitude sem aclimatação prévia pode provocar mal estar e diminuir o desempenho físico e esportivo. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito de sessões de hipoxia normobárica, em repouso, na Frequência Cardíaca (FC) e Saturação de Oxigênio da Hemoglobina (SpO2) em atletas de futebol profissional. Participaram do estudo 13 atletas, os quais foram submetidos a 15 sessões de hipoxia, 5-6 vezes por semana. A duração das sessões foi de 60 minutos, com fração inspirada de oxigênio entre 14% e 12 %. A SpO2 e FC foram registrados segundo a segundo durante a primeira e última sessão. Para comparar a SpO2 e FC da primeira sessão, última sessão e normoxia foi utilizado ANOVA para medidas repetidas. Houve um aumento da SpO2 (p<0,05) e redução da FC (p<0,05) na última sessão, quando comparado a primeira. Concluímos que o protocolo de treinamento utilizado no estudo, melhora a resposta do organismo em hipoxia.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12585/10455

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.