Resumo

Esta tese aborda a formação inicial de professores de Educação Física, para a qual são propostas e investigadas contribuições de ações formativas fundamentadas na cultura corporal de movimento e na reflexão docente. Para isso, o formador-pesquisador, autor deste trabalho, demonstrou um modelo de ensino fundamentado em tais concepções e desenvolveu um processo de orientação, por via eletrônica, junto a cada um de seus quinze alunos, para a elaboração de planos de ensino similares a serem posteriormente desenvolvidos no estágio supervisionado. Tais ações foram realizadas em disciplinas de Prática Pedagógica, durante dois semestres letivos, no último ano de um curso de licenciatura noturno de uma instituição de ensino superior privada, localizada em um município do interior do estado de São Paulo. Desta forma, a questão de investigação para a qual são construídas respostas nesta tese se coloca como: quais contribuições para a formação de futuros professores de Educação Física decorrem de ações formativas fundamentadas na cultura corporal de movimento e na reflexão docente, desenvolvidas por um formador-pesquisador em disciplinas de Prática Pedagógica? A abordagem de investigação e os procedimentos de construção de dados adotados são de natureza qualitativa, explorando descrições no diário de campo sobre as aulas do formador e nas pastas eletrônicas contendo suas interlocuções com seus licenciandos no processo de orientação para a elaboração de planos de ensino. Para tal, foi adotada a análise qualitativa de conteúdo de tais fontes de dados, os quais são analisados à luz de referenciais teóricos relativos à cultura corporal de movimento (BETTI, 1991, 1994, 2001, 2002, 2007; COLETIVO DE AUTORES,1992; GONZÁLES e FENSTERSEIFER, 2005) à reflexão docente (SCHÖN, 2000; PEREZ-GÓMEZ, 1992; TARDIFF, 2002; ZEICHNER, 1993) e ao papel do formador (VAILLANT E MARCELO, 1999; PORLÁN e MARTÍN, 2000). Os resultados obtidos evidenciam que as contribuições de tais ações formativas se contrapõem ao modelo formativo vigente, baseado em uma concepção de Educação Física como atividade técnica, desportiva ou descompromissada com seus propósitos educacionais, configurando-se como alternativa promissora para a formação inicial de professores para aquela área.

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