Ações Multidisciplinares na Saúde Integrando Ensino-serviço: Uma Experiência de Dez Anos

Por: Beatriz Baldo Marques, Fabiana Assmann Poll, Gladis Benjamina Grazziotin, Leni Dias Weigelt, Maristela Soares Rezende, Martha Helena Segatto Pereira e Renita Baldo Moraes.

Cinergis - v.15 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: avaliar a processualística e os impactos percebidos pelos participantes do projeto de extensão “Atenção à Criança e ao Adolescente” da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em diferentes cenários de práticas durante a trajetória de dez anos. Método: trata-se de relato de experiência de caráter qualitativo das atividades do projeto constituído  por docentes e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Atividades de educação em saúde, prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde são desenvolvidas na rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul, Clínica de Odontologia da universidade e em hospitais dos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, ambos do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: diferentes desafios e conquistas foram vivenciados ao trabalhar de forma integrada para contemplar as demandas dos usuários, respeitando os limites de cada área do conhecimento sem sobreposição das mesmas, buscando superar a formação fragmentada dos docentes e acadêmicos. Considerações finais: experiências mostraram benefícios aos usuários, incentivando-os a serem multiplicadores dos conhecimentos e modificarem seu contexto. Atividades em diferentes cenários oportunizaram aos acadêmicos aprimorar seus conhecimentos, estimulando pesquisas e integração multiprofissional. Enquanto docentes, percebeu-se que a interdisciplinaridade ainda ocorre sutilmente, permitindo diferentes reflexões quanto à abordagem da atenção à saúde de crianças e adolescentes. Investimentos financeiros e políticas públicas são relevantes para manutenção e intensificação de projetos com propostas de mudanças na formação profissional, pois refletem na qualidade de vida dos usuários de serviços de saúde.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4917

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.