Resumo

Pesquisas no tênis orientadas nas teorias da psicologia cognitiva têm focado seu interesse nos processos de ensino-aprendizagem da modalidade. Os resultados oportunizam a formulação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades técnico-táticas 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15. Este estudo objetivou identificar a ocorrência das freqüências de ações técnico-táticas mais executadas no jogo de tênis de simples (1x1) em situação de definição do ponto e verificar se há diferença nessas freqüências entre os tipos de piso lento e rápido. O método consistiu-se da análise de vídeo de 7 jogos dos Torneios de Grand Slan, compondo um total de oito tenistas destros com ranking entre os dez melhores do mundo. Foram selecionadas 197 ações em situação de definição, sendo que 190 obtiveram um nível de concordância de 0.99 intra-avaliador e de 0.96 inter-avaliadores. A análise do Qui-quadrado (X²) apresentou os golpes de fundo como as ações mais frequentes X² 56,51 (p ? 0,01). A análise descritiva demonstra que essas ações apresentaram 48,4% de freqüência de ocorrência, seguidas de approach (20%), passada (16,3%) e voleio (15,2%). Tais dados permitem afirmar que neste estudo as ações técnico-táticas em situações de definição ocorrem em sua maioria no fundo de quadra tanto em pisos de saibro quanto em pisos rápidos

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