Acompanhamento da Recuperação Motora de Pacientes Hemiplégicos Utilizando o Pr Otocolo de Fulg-meyere.. E. W. A. A. Cacho

Por: E. W. A. Cacho, F. R. L. V. Melo, L. S. Campos e V. M. Rocha.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O acidente vascular cerebral (AVC) constitui a terceira causa de morte no mundo. Várias são as alterações sensoriomotoras, sendo caracterizadas pela hemiplegia. Levando-se em consideração que a maioriadas avaliações são de caráter qualitativo, buscou-se verificaratravés do protocolo de Fulg- Meyer, o caráter evolutivo do hemiplégico através da avaliação quantitativa. O estudo de caráter descritivo, contou com 5 pacientes de ambos os sexos acometidos por hemiplegia decorrente de AVC que solicitaram atendimento fisioterapêutico no Setor de Fisioterapiado Hospital Universitário Onofre Lopes entre abril de 98 a abril de 99. Os resultados deste estudo indicam que a porcentagem de recuperação motora encontrada na 1§ e última avaliação foram respectivamente: 28,6% e 78,9% para o membro superior e inferior. Deste modo,concluiu-se que somente através de protocolos validados e fidedignos é possível avaliar ou estabelecer prognósticos mais seguros, bem como, traçar planejamento terapêutico mais adequado ao quadro evolutivo do paciente, confirmando os dados obtidos na literatura.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.