Aconselhamento e Percepção de Barreiras Para Atividade Física em Usuários de UBS

Por: Alexandre Augusto de Paula da Silva, Alice Tatiane da Silva, André Snége, Bruno Giglio de Oliveira, Ciro Romelio Rodriguez Añez, Letícia Pechnicki dos Santos e .

XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS

Send to Kindle


Resumo

A percepção de barreiras para a prática de atividade física (AF) pode ser afetada pelo aconselhamento recebido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo foi analisar a associação entre o aconselhamento recebido para a prática de atividade física e a percepção de barreiras em usuários de UBS. Foi realizado um levantamento descritivo, com delineamento transversal, conduzido em 2018, com 81 participantes, de três UBS de São José dos Pinhais - PR. O aconselhamento para a AF foi avaliado com a resposta (“não”, “sim”) para a questão: “Durante o último ano, alguma vez que você esteve na UBS, você recebeu aconselhamento para praticar atividade física?’’ A percepção de barreiras foi avaliada, com questionário padronizado sobre a frequência com que nove aspectos poderiam dificultar a prática de AF. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.