Actividade Física de Crianças e Jovens – Haverá Um Declínio? Estudo Transversal em Indivíduos dos Dois Sexos dos 10 Aos 19 Anos de Idade

Por: José Maia e M. Alexandra Vasconcelos.

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.1 - n.3 - 2001

Send to Kindle


Resumo

RESUMO Os objectivos desta pesquisa de natureza transversal são os seguintes: (1) determinar a existência ou não de declínio nos níveis de actividade física das crianças e adolescentes ao longo da idade, em ambos os sexos; (2) identificar se o declínio da actividade física das raparigas é mais acentuado do que o dos rapazes; (3) verificar se os rapazes possuem níveis de actividade física superior aos das raparigas. A amostra é constituída por 5949 alunos, 3073 do sexo feminino e 2876 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos de idade, pertencentes a escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico, da Região Norte do País e da Região Autónoma dos Açores (Ilha Terceira). A actividade física foi avaliada através do Questionário de Baecke e col. (1982), que permite estimar o índice de actividade física no trabalho/escola, índice de actividade física no tempo de lazer, índice de actividade física no desporto e índice de actividade física total. Os procedimentos estatísticos utilizados foram a média, desvio padrão, o t-teste e a análise de variância. O nível de significância foi mantido em 5% e o software estatístico utilizado foi o SPSS 10.0. Os principais resultados e conclusões foram os seguintes: (1) não se verifica a existência de declínio na actividade física das crianças e adolescentes dos dois sexos, com a excepção dos 18 para os 19 anos de idade; (2) nas raparigas verifica-se um incremento da actividade física até aos 16 anos, seguido de estabilização entre os 17-18 anos. Por sua vez, nos rapazes o incremento ocorre até aos 13 anos e o período de estabilização entre os 13-18 anos; (3) aos 18 e 19 anos o declínio da actividade física das raparigas é mais acentuado do que o dos rapazes; (4) os valores médios do índice de actividade física dos rapazes são superiores aos das raparigas em todos os escalões etários. Palavras-chave: Actividade física, declínio, raparigas, rapazes.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.