Adaptação Ao Meio Líquido Para Crianças com Paralisia Cerebral: Uma Proposta de Avaliação

Por: Elisabeth de Mattos.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.10 - n.2 - 1996

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Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar um instrumento que avaliasse o nível de adaptação de crianças portadoras de paralisia cerebral à água, que pudesse ser utilizado em situações de ensino e pesquisa. Foi utilizado uma modificação do instrumento de Killian, Arena-Ronde & Bruno (1987). Fizeram parte da amostra 14 crianças, sendo oito portadoras de paralisia cerebral e seis não portadoras, de ambos os sexos. Foram observadas individualmente por dois examinadores (XI e Y l) e filmadas simultaneamente. Posteriormente os mesmos examinadores assistiram a filmagem e preencheram novamente o instrumento (X2 e Y2). As respostas foram comparadas com oito verificadores. O instrumento demonstrou uma boa concordância intra e inter-examinadores, sendo considerado satisfatório para utilização em situações de instrução e pesquisa, para população similar

Endereço: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138546

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