Adaptação Ao Meio Líquido: Um Passo Importante Para o Aprendizado da Natação

Por: Eduardo Augusto Oliveira da Costa, Elton Alves de Andrade, Leandro Marklin Ribeiro de Oliveira e Vinícius Valeriano.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O Programa de extensão universitária UniverCidade ConvidAtiva propõe há mais de 20 anos atividades multidisciplinares para melhoria da qualidade de vida da população interna e externa à UFMT. A Natação é uma delas, desempenhando papel fundamental no aprendizado, criando um ótimo ambiente, oportunizando a realização de uma atividade física prazerosa e orientada, além de contribuir para a mudança de hábitos, sendo o clima da cidade propício para a prática. Objetivo: Importância da fase de adaptação ao meio líquido no aprendizado da modalidade. Metodologia: A turma de adaptação ao meio liquido é composta em média por 25 alunos a partir de 14 anos de ambos os sexos, submetidos a 50 minutos de aula prática três vezes na semana, das 19:00 às 20:00 horas, submetidos a exercícios didáticos, lúdicos e específicos, visando a adaptação dos órgãos sensoriais e da inserção do corpo no meio liquido, visando o aprendizado dos movimentos da modalidade, para que consiga a evolução ao longo do tempo, de forma correta. Alunos que apresentam maiores dificuldades recebem atenção individualizada por parte do estagiário, dando-lhes assim, maior segurança e confiança na execução dos movimentos, levando-os ao deslocamento no meio líquido através do equilíbrio, deslize, bloqueios inspiratório e expiratório e noção corporal no meio liquido, vencendo a resistência de deslocamento e melhorando a flutuabilidade. Resultados: Podemos afirmar que a evolução dos alunos durante a prática, ocorre pela boa adaptação ao meio líquido, em todos os sentidos, sendo fatores primordiais: acompanhamento profissional, ambiente social agradável e divertido, contribuindo assim, para o aprendizado, evolução em direção ao objetivo principal: nado. Considerações Finais: Conclui-se que a adaptação é uma das fases mais importantes na aprendizagem de um determinado estilo, aliado a participação efetiva nas aulas, envolvimento e execução dos movimentos propostos, que concomitante ao acompanhamento profissional é indispensável para que esta etapa seja desenvolvida de forma adequada, vencendo o medo, traumas passados e dificuldades motoras, em especial, a fina, levando o aluno a atingir o objetivo final: nado

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.