Adaptação e Propriedades Psicométricas da Escala da Paixão Para Docentes

Por: Fiorese Vieira, , e Maria Eloiza Fiorese Prates.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.33 - n.2 - 2019

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.Resumo

Este artigo realiza o processo de adaptação e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Scale of Passion de Vallerand et al.1, para docentes do contexto paranaense, obtida a partir do método de tradução cross-cultural, com base na Teoria do Modelo Dualista da Paixão. Dividindo-se em três fases: (1) adaptação transcultural e validade de conteúdo (N = 27); (2) confiabilidade e validade de
constructo (N = 441); (3) fidedignidade (N = 87) aplicada a docentes de ensino médio e superior de diferentes áreas que lecionam nas regiões norte central e centro ocidental do estado do Paraná. Concluímos que a sua versão com 14 itens mostrou ser uma medida com qualidades psicométricas, indicando ser aplicável aos docentes do contexto paranaense, como um instrumento de avaliação da paixão pela atividade docente.

Endereço: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170295

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