Adaptação Transcultural e Propriedades Psicométricas do Questionário de Relacionamento Treinador-atleta Brasileiro (cart-q) ? Versão Atleta

Por: Constanza Pujals, Joao Ricardo Nickenig Vissoci, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, , Renan Codonhato e Sophia Jowett.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.17 - n.6 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi testar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q)-Versão Atleta. Para isso, foram realizados três estudos. No primeiro, quatro tradutores e cinco especialistas em Psicologia do Esporte adaptaram o conteúdo do CART-Q para o contexto brasileiro. No segundo, 364 atletas de modalidades esportivas individuais e coletivas responderam a versão adaptada do CART-Q. No terceiro, uma amostra independente de 185 atletas respondeu o CART-Q e o Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) para a análise da validade externa do instrumento; e 50 atletas responderam o CART-Q em dois momentos para a análise da estabilidade temporal. O Estudo 1 evidenciou que a versão em português contém questões claras e relevantes (CVC > 0,80). O Estudo 2 revelou que o CART-Q apresenta consistência interna satisfatória (α > 0,70/CC > 0,70). A análise fatorial confirmatória revelou que o modelo com 11 itens apresentou ajuste adequado [X2/gl = 3,03; CFI = 0,96, GFI = 0,94; TLI = 0,94; RMSEA = 0,08] e também a existência do modelo de segunda ordem. O Estudo 3 evidenciou a validade externa (r>0,40 com as variáveis de orientação à tarefa) e interna (AFC com uma amostra independente), além da estabilidade temporal (ICC > 0,70). Concluiu-se que a versão para a língua portuguesa do CART-Q se mostrou válida para avaliar a percepção do atleta sobre sua relação com o treinador no contexto esportivo brasileiro.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2015v17n6p635

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.