Adaptação Transcultural e Validação de Conteúdo do Questionário de Coesão no Esporte Infantil Para o Português do Brasil

Por: Alberto Filgueiras, Angela Donato Oliva, Pedro Pires e Rodrigo de Vasconcellos Pieri.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.6 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

No contexto esportivo a coesão pode influenciar na performance, comunicação e nos casos de abandono. No esporte infantil relacionamentos coesos são fundamentais para promover prazer e satisfação. O presente estudo pretende apresentar o processo de adaptação transcultural e avaliação da validade de conteúdo do Child Sport Cohesion Questionnaire para a cultura brasileira. A versão final, denominada em português brasileiro de Questionário de Coesão no Esporte Infantil foi produzida a partir da seguinte estrutura metodológica: tradução, síntese, retro-tradução e avaliação do conteúdo partir de dois critérios: pertinência e clareza semântica. Utilizou-se da análise de Coeficiente de Validade de Conteúdo para mensurar a avaliação dos dois critérios. A dificuldade na adaptação do instrumento foi discutida à luz das teorias da coesão e dinâmica de grupos. Concluiu-se que a versão brasileira do questionário foi adequada para utilização na população-alvo, mas estudos psicométricos devem ser conduzidos no futuro para assegurar outros critérios de validade e fidedignidade dessa medida no Brasil.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/7088

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.