Adaptação Transcultural e Validação do Questionário de Comportamento de Sono do Atleta

Por: Lucas Alves Facundo.

77 páginas. 2020 01/07/2020

Send to Kindle


.Resumo

O sono apresenta papel fundamental para a recuperação física e cognitiva e, consequentemente, para o desempenho esportivo de atletas. Diante disso, diversas ferramentas como a actigrafia e a polissonografia são utilizadas para monitorar o sono. Entretanto, estas últimas ferramentas apresentam alto custo, levando ao desenvolvimento de questionários para análise do ciclo sono-vigília. Dentre os questionários podemos citar o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburg e a Escala de Sonolência de Epworth, validadas para utilização no Brasil, mas não específicos para atletas. Diante das particularidades do contexto esportivo e sua influência sobre o sono, foi desenvolvido o “The Athlete Sleep Behavior Questionnaire” (ASBQ), mas que ainda não se encontra validado para a língua portuguesa. O objetivo do presente estudo foi realizar a adaptação transcultural e verificação da confiabilidade e validade discriminante do ASBQ para a população de atletas brasileiros. Para cumprir com esse objetivo, a adaptação transcultural do questionário passou por procedimentos de tradução e tradução reversa. Também foi realizada validade de conteúdo, por nove experts, calculando o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) para a equivalência dos itens e do questionário completo para o construto “comportamento de sono”, além de estudo piloto. Para preenchimento do ASBQ, foram recrutados 104 participantes, 52 atletas e 52 não atletas. A confiabilidade do questionário foi realizada em intervalo de sete dias e acessada através do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e também pelo α de Cronbach. Adicionalmente, foi feita a validade discriminante com a comparação dos escores entre os grupos. O ASBQ passou pelo processo de adaptação transcultural, gerando a versão brasileira do ASBQ (ASBQ-BR), e apresentando valores aceitáveis no CVC. Adicionalmente, o ASBQ-BR apresentou valores aceitáveis de confiabilidade (ICC=O,857; α de Cronbach=0,78) e diferença no escore total, fatores relacionados ao esporte e itens entre atletas e não atletas (p<0,05). Em conclusão, foi concluída a tradução do ASBQ para o ASBQ-BR com sua confiabilidade e sensibilidade garantidas. O ASBQ-BR é importante ferramenta no monitoramento da higiene de sono de atletas.

Endereço: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=10734039

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.