Aderência à Profissão Educação Física: Estudos de Casos do Magistério Público Estadual de Santa Catarina

Por: Alexandra Folle.

Revista da Educação Física - UEM - v.20 - n.3 - 2009

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Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a aderência à profissão Educação Física. Participaram do estudo quatro professores de Educação Física com mais de vinte e cinco anos de intervenção profissional no magistério público estadual de Santa Catarina. Na coleta das informações, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores de Educação Física, com os colegas de trabalho, além da análise documental. As evidências encontradas permitiram verificar motivações semelhantes para o ingresso na profissão Educação Física (interesse pelo esporte) e no magistério público estadual (efetivação profissional), bem como sentimentos diferenciados no que se refere ao abandono da carreira docente. Além disso, constatou-se que a estabilidade profissional e a segurança financeira asseguraram a permanência dos professores no magistério público durante os anos de docência.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6791/4872

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