Adesão e Aderência Ao Exercício: Um Estudo Bibliográfico

Por: Anna Karynne Melo, Lara Cavalcante Araruna, Mayara Silva Almeida, Anna Karynne Melo e Thabata Castelo Branco Telles.

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte - v.6 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os processos de adesão e aderência ao exercício na idade adulta, a partir de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados textos publicados entre 2003 e 2013, nas bases de dados: LILACS, SciELO e BIREME, com as palavras-chave: exercício, adesão e aderência. Dentre os resultados, a relação entre prevenção de doenças e prática de exercício foi predominante, e a musculação, a dança e a corrida de rua aparecem como os principais exercícios estudados. Foi constatado também que a constância e a regularidade na prática de exercícios ocorrem por motivos associados à busca da saúde física e mental. A socialização foi um aspecto que apareceu muito como incentivador para a aderência, já a falta de tempo predominou como um fator de dificuldade no que concerne tanto à adesão quanto à aderência. Concluímos com a necessidade de que sejam realizados mais estudos desta natureza, principalmente no Brasil, para que essa temática seja mais explorada e desenvolvida, aumentando assim a compreensão de como a psicologia do esporte e do exercício pode auxiliar nos processos de adesão e aderência ao exercício.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/6725

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.