Adesão e Eficácia do Aconselhamento Dietético Após Intervenção Nutricional em Mulheres com Fatores de Risco Para a Síndrome Metabólica

Por: Analie Nunes Couto, Francisca Assmann Wichmann e Raquel Dionéia Petermann Schultz.

Cinergis - v.15 - n.3 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O atual estilo de vida da população tem induzido ao consumo de alimentos com densidade calórica elevada, somado aos baixos níveis de atividade física diária, favorecendo fatores determinantes para o aumento dos fatores de risco, para a síndrome metabólica na população. Objetivo: avaliar a eficácia do acompanhamento nutricional em mulheres com fatores de risco para síndrome metabólica (SM), durante quatro meses de intervenção, reavaliando os indicadores clínicos e antropométricos seis meses após acompanhamento. Método: as mulheres foram avaliadas antes, 4 meses após do acompanhamento e reavaliadas em relação aos indicadores clínicos e antropométricos, seis meses decorridos da intervenção. Realizavam-se consultas e oficinas educativas. Resultados: das 37 mulheres, 17 (46%) com idade igual ou superior a 25 anos, completaram o estudo. Todas possuíam algum fator de risco para SM. Houve redução significativa no Índice de Massa Corporal e Circunferência Abdominal, triglicerídeos e LDL na Segunda Fase, na Terceira Fase não houve redução significativa. Quanto à pressão arterial e a glicemia de jejum, não foram observadas diferenças significativas nos dois momentos da avaliação. Em relação à alimentação houve aumento no consumo de frutas, verduras, leite, leguminosas e fibras; e diminuição no consumo de alimentos fonte de gorduras e açúcares. Considerações finais: destaca-se a eficácia da intervenção nutricional de curto prazo, na mudança dos hábitos alimentares e na perda de peso e no perfil lipídico. Este estudo sugere que um acompanhamento em longo prazo possa ser mais eficaz na manutenção e adesão ao aconselhamento nutricional.

Endereço: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/4611

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.