Resumo

Objetivos:
Verificar a adesão a um programa de exercícios físicos adaptados a idosos ativos de um centro esportivo da Faculdade de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Métodos/Resultados:
Setenta idosos com idade entre 57 e 83 anos, sendo 58 do sexo feminino e 12 do sexo masculino participaram do programa de atividades física da PUCRS no período de março a novembro de 2011. O programa ocorreu em um ginásio, com frequência de duas vezes semanais e duração de uma hora. As aulas eram ministradas por estudantes da Faculdade de Educação Física da PUCRS, junto ao professor responsável. Todas as aulas foram filmadas e eram programadas objetivando ganho de força muscular, flexibilidade, melhora da capacidade aeróbica. Além disso, eram realizadas atividades lúdicas para melhor adesão aos exercícios e integração dos idosos ao programa. Ao final do programa obtivemos uma amostra total de 58 idosos participantes assíduos do programa, sendo 53 do sexo feminino e 5 do sexo masculino. Sendo assim, pudemos observar uma adesão de 82,85% ao final do programa.

Conclusão:
Os idosos tiveram um baixo percentual de desistência ao longo do programa, mostrando a percepção da importância do exercício físico para saúde. Os idosos dosexo masculino desistiram mais do que as idosas mostrando ainda que os homens apresentam maior resistência a procura de melhorias para sua saúde.