Adiposidade Corporal e Estado Nutricional em Aldeias Indígenas da Tribo Kaxinawa no Sudoeste da Amazonia, Estado do Acre, Brasil

Por: Edson dos Santos Farias e Orivaldo Florencio de Souza.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.7 - n.2 - 2005

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo foi realizado com o objetivo de investigar a adiposidade corporal e o estado nutricional de crianças indígenas da Tribo Kaxinawá, através do método antropométrico. A amostra constitui-se de 93 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 06 a 10 anos de idade das aldeias indígenas Kaxinawá do Caucho e Paroá, no estado do Acre. Na adiposidade corporal, verificou-se as dobras cutâneas tricipital, subescapular e somatório de dobras cutâneas (tríceps mais subescapular). E, o estado nutricional foi observado através dos indicadores peso para idade (P/I), estatura para idade (E/I) e peso para estatura (P/E), utilizando-se os pontos de corte do escores Z conforme sugerido pela Organização Mundial da Saúde. Para a comparação entre os sexos realizouse por meio do teste “t” de student. No nível de adiposidade corporal foi observado prevalência de baixo nível de gordura no sexo masculino (83,7%) e feminino (62%). Houve diferenças entre os sexos na adiposidade corporal aos 8 e 10 anos na dobra cutânea tricipital e somatório de dobras cutâneas e somente aos 8 anos na dobra cutânea subescapular. Em relação ao estado nutricional, observou-se desnutrição pregressa e crônica, em ambos os sexos, da E/I de 76,3%, seguida de 47,3% para o P/I; e, desnutrição aguda de 14% para o P/E. Os meninos mostraram nos indicadores E/I e no P/I maior desnutrição crônica, enquanto as meninas apresentaram maior desnutrição aguda no indicador P/E. Conclui-se que existe elevado contingente percentual de desnutrição e baixa adiposidade corporal nas crianças indígenas Kaxinawa do estado do Acre, Brasil.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3795

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.