Adiposidade Corpórea e Tempo de Assistência à Tv em Escolares de 11 a 14 Anos de Duas Regiões Geográficas do Município de Campo Grande-ms

Por: , Ana Janice Piovesan, Renato Shoei Yonamine e Ruy Correa Filho.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.4 - n.1 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Os objetivos deste estudo foram analisar a adiposidade corpórea e o tempo diário de assistência à TV; detectar a prevalência de obesidade; e associações entre tempo de assistência à TV e gordura corporal relativa em meninos e meninas, de 11 a 14 anos de idade, matriculados em duas escolas municipais de Campo Grande – MS, sendo uma localizada na região central da cidade e a outra na periferia. A amostra foi constituída pelos 225 alunos (109 do gênero masculino e 116 do gênero feminino) das 5as e 6as séries das escolas Municipais Danda Nunes (central) e Nazira Anache (periferia) que estavam matriculados e presentes no dia da coleta dos dados. Foram mensuradas as variáveis: massa corporal (MC), estatura (EST) , dobras cutâneas tricipital (TR) e subescapular (SE), além da aplicação de um questionário com informações sobre o tempo de assistência à TV. Os resultados permitiram concluir que os valores da gordura corporal relativa, não diferiram estatisticamente (p>0,05) entre os escolares da escola central e da periferia em nenhum dos gênero. Foi detectada uma prevalência de 25,86% de obesidade no gênero feminino e 11,93% no masculino, confi rmando a tendência apresentada na literatura de um aumento crescente da obesidade em crianças e adolescentes e um maior acúmulo de gordura corporal no gênero feminino, principalmente durante e após a puberdade. Na presente pesquisa não se encontrou associações signifi cativas entre as variáveis horas de assistência a TV e gordura corporal relativa em nenhuma das escolas e em nenhum dos gêneros. Observou-se que 60 % dos escolares avaliados assistem mais de 3 horas de televisão por dia, demonstrando o longo período de tempo que as crianças e adolescentes têm permanecido em inatividade física, em frente ao aparelho de televisão.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3973

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.