Administração de Parques Públicos e Democracia: Um Estudo de Caso na área de Políticas Públicas Para o Lazer Numa Perspectiva Democrática.

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154 páginas. 1992 08/07/1992

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Resumo

Neste trabalho, analisa-se as poHticas públicas para o lazer da Supervisão de Esportes e Recreação Pública de Porto Alegre (SERP), e a sua relação com a democracia. A partir de uma leitura da realidade na qual se identifica a necessidade da luta pela democracia, buscou-se refletir sobre polfticas públicas que encaminhem mudanças da relação entre poder público e população (sociedade civil), atribuindo a esta o controle sobre a estrutura estatal. Tendo como referência um conceito geral de democracia; uma análise da democracia na sociedade capitalista; uma reflexão sobre o processo de democratização conseqüente da "ampliação do Estado"; o conceito de "democracia de massas" e a visão da participação como objetivação da democracia, foi desenvolvida uma análise buscando compreender em que medida se efetivam concretamente as poHticas da SERP, expressas nas suas Diretrizes e princípios. Após o exame dos dados, coletados do discurso de vinte e três (23) informantes, tanto do poder público como da população, foi possfvel inferir que: a) a administração dos parques públicos da periferia de Porto Alegre está sob o controle principal do poder público, havendo pouca participação da população na sua gestão; b) a participação acontece eventualmente, quando a população é chamada, no nfvel de consulta e apenas através de lideranças; c) há a intenção do poder público, através de ações ainda incipientes, de favorecer a participação da população na administração dos parques; d) apesar de haver intenção no sentido da participação, tanto dos profissionais envolvidos quanto dos representantes da população, estes não têm clareza sobre a importância da mesma como fator de mudança na relação entre população e governo, na perspectiva democrática; e) foram percebidos avanços devido as ações dos profissionais e participação da comunidade ainda que restrita às lideranças comunitárias.

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/149085

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