Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar o tema da sexualidade em uma escola pública da cidade de Montes Claros - MG, intervindo nesta realidade de maneira lúdica e educativa, através de um Projeto de Intervenção voltado aos adolescentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela pesquisa-ação. Para traçar um diagnóstico sobre o tema sexualidade e realizar uma avaliação do projeto de intervenção na perspectiva dos adolescentes da escola, os dados foram coletados através da técnica de Grupo Focal; após cada intervenção as percepções eram registradas em um diário de campo. O estudo foi composto por 10 alunos (de ambos os sexos) matriculados no 3º ano do ensino médio. Para análise dos dados dos Grupos Focais, foi utilizada a técnica de categorização de dados e algumas questões contidas no diário de campo foram descritas no decorrer da pesquisa. Através do grupo focal – diagnóstico, foi possível inferir que existe uma debilidade na discussão do tema sexualidade com os jovens, tanto na família quanto na escola. Através do Projeto de Intervenção proposto pela pesquisa-ação, os jovens foram oportunizados a discutir e refletir sobre ideias pré-concebidas relacionadas às relações de gênero; problematizaram noções de responsabilidade e autocuidado e puderam ainda se defrontar com a realidade em que se encontram, pensando, refletindo e criticando os processos de aprendizagem sobre sexualidade. Através desse trabalho, foi possível verificar a importância de se desenvolver projetos nas instituições escolares que toquem em temáticas voltadas às reais necessidades dos adolescentes. Apesar dos desafios presentes cotidianamente no sistema educacional, pode-se mudar a maneira da instituição escolar encarar certas problemáticas, deixa-se claro após este estudo que ela também necessita de apoio para assumir este feito.

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