Adolescência e Tempo Livre: Análise das Práticas Esportivas, Culturais e de Lazer do Município de Santa Terezinha de Itaipu

Por: Jackson Vitorassi.

97 páginas. 2011 19/04/2011

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar como os adolescentes de Santa Terezinha de Itaipu utilizam seu tempo diário disponível. A temática possibilita um conhecimento da realidade que permeia o município em questão, podendo num futuro próximo ser fonte importante na construção de propostas públicas de atividades físicas. A pesquisa busca coletar e analisar dados, que em um futuro próximo, possam ajudar a ofertar atividades que vão ao encontro dos desejos dos adolescentes, oferecendo satisfação, prazer e uma possibilidade de um alargamento nos seus contatos sociais, contribuindo favoravelmente na sua formação pessoal. Com a análise dos dados obtidos, buscamos contribuir com um subsídio para que os órgãos públicos responsáveis possam potencializar ao máximo suas ações que visam ofertar atividades e espaços públicos propícios para as práticas de lazer, esporte e cultura. Esses conhecimentos novos podem auxiliar a comunidade como um todo ao estabelecer os parâmetros para a elaboração e implementação de políticas públicas de esporte, lazer e atividade física para os adolescentes. Assim como para os profissionais que atuam com esse grupo social de forma a adequar as demandas as necessidades desse segmento social. O formulário utilizado foi elaborado pela professora Elizabeth Ferreira de Souza, na obtenção do título de Mestre no ano de 2007 pela Universidade Federal do Paraná. Trata-se de um questionário misto com questões fechadas, de múltipla escolha e abertas. O instrumento é composto por quinze questões, sendo seis abertas, quatro fechadas e cinco mistas. Podemos observar através dos dados coletados alguns resultados que nos chamaram a atenção, como por exemplo, o fato que 22% da amostra possuem uma ocupação formal, índice acima da média nacional, média esta que é de aproximadamente 13%. Desses adolescentes, 35% afirmaram sempre trabalhar aos finais de semana. A cerca da satisfação dos adolescentes sobre as opções de lazer, esporte e cultura ofertadas, identificamos que a insatisfação predomina entre os entrevistados, tal resposta obteve grande maioria 63%. E 46% das adolescentes e 36% dos adolescentes, atualmente, não praticam nenhum esporte. A amostra, por princípio metodológico está restrita à adolescentes matriculados nas três séries do Ensino Médio, em uma das quatro Escolas Estaduais do município de Santa Terezinha de Itaipu. O número de alunos entrevistados em cada escola corresponderá ao seu valor percentual na amostra total. Busca-se através desse trabalho identificar como os adolescentes ocupam seu tempo livre, objetivando identificar diferenças ou semelhanças exponenciais nos habitus dos adolescentes.

Endereço: http://hdl.handle.net/1884/26497

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.