Adolescentes com Sonolência Diurna Excessiva Passam Mais Tempo em Comportamento Sedentário

Por: Andreia Peleg, Carolina Meyer, Diego Grasel Barbosa, Douglas Filipin, érico Pereira Gomes Felden, Rubian Diego Andrade e Thaís Silva Beltrame.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.22 - n.3 - 2016

Send to Kindle


Resumo

introdução: A diminuição da atividade física, a baixa duração do sono e o aumento do tempo sentado têm sido cada vez mais percebidos na adolescência. Objetivos: Investigar a associação entre comportamento sedentário e variáveis de sono (sonolência diurna e duração de sono) de adolescentes de um município de pequeno porte do sul do Brasil. Métodos: Trata-se de uma amostra representativa, de base escolar, do município de Maravilha, SC, Brasil, formada por 516 adolescentes de ambos os sexos, com 10 a 19 anos de idade. Foram investigadas as associações entre comportamentos sedentários, sono, percepção de estresse e atividade física. O comportamento sedentário foi investigado por meio do tempo sentado durante o dia. Além disso, outras questões foram investigadas, como: sexo, faixa etária, turno escolar, local de domicílio, renda e grau de instrução do chefe de família, duração do sono e sonolência diurna, percepção de estresse e nível de atividade física. Resultados: A prevalência de baixa duração do sono foi de 53,6%. A média de tempo sentado durante um dia de semana foi de 382,2 min., sendo superior no sexo feminino (p = 0,001). Os adolescentes com baixa duração do sono apresentaram valores médios mais altos de tempo sentado (p < 0,001), sonolência diurna (p < 0,001) e sonolência em sala de aula (p < 0,001). Os adolescentes com maior sonolência tinham 4,97 (IC: 2,50-9,87) vezes mais chance de ter comportamento sedentário elevado. Conclusão: Adolescentes com maior sonolência diurna apresentaram maior tempo dedicado aos comportamentos sedentários. Assim, as medidas de educação para um estilo de vida mais ativo na adolescência devem observar também questões gerais sobre sono e sonolência diurna.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.