Afinal, o Que Procuro? - A Busca dos Usuários de Um Programa de Educação em Saúde da Cidade de Vitória/es Para o Cuidado com o Corpo Obeso

Por: Felipe Quintão de Almeida e Thacia Ramos Varnier.

Educação Física e Saúde Coletiva: Cenários, Experiências e Artefatos Culturais.

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos, houve um aumento significativo do número de ações educativas governamentais na área da saúde pública, por meio de políticas e programas de saúde voltados, principalmente, para a prevenção e promoção de saúde da população. Questões relacionadas a uma vida saudável adentraram ao âmbito da saúde pública e a obesidade passou a figurar como um tema preocupante nos programas de Educação em saúde. Sobre Educação em Saúde, entende-se como um processo educativo que promove a adesão a comportamentos que devem ser adotados pela população, interferindo nas escolhas individuais das pessoas e informando-as sobre como atingir estilos de vida saudáveis. (GASTALDO, 1997) Neste estudo, compartilhamos as ideias de Gastaldo (1997), sobre Educação em Saúde, ao problematizar esse processo educativo no campo da saúde como um dispositivo normalizador no que se refere ao cuidado com o corpo. Nesse cenário, salientamos que o nosso interesse de investigação esteve ancorado nas temáticas relacionadas à Educação em Saúde para indivíduos obesos.1 Entre os programas relacionados ao tema, destacamos um programa oferecido nas Unidades de Saúde (UBS) da cidade de Vitória/ES.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.