Resumo

Esta dissertação teve como objetivo enfocar e analisar a existência, ou não, da agressividade nas aulas de Educação Física Escolar, ministradas para alunos de 5ª série do Ensino Fundamental II, de quatro escolas públicas da cidade de Piracicaba – SP. Buscou-se na literatura alguns autores que, em suas produções, abordassem o tema agressividade para melhor compreensão e maior embasamento teórico. Na estruturação do trabalho é apresentada a Escola, a Educação Física Escolar, a relação de importância entre elas, a agressividade em diferentes enfoques, a violência, bem como a manifestação da agressividade na escola. O desenvolvimento metodológico foi embasado em princípios da pesquisa qualitativa, abrangendo a pesquisa bibliográfica e a pesquisa descritiva, com a utilização de entrevista e observação. São mostrados os dados coletados das observações das aulas de Educação Física Escolar, as respostas das entrevistas dos professores responsáveis pelas aulas observadas e as considerações sobre ambas. Como resultado a pesquisa evidencia a ocorrência de agressividade nas aulas de Educação Física Escolar; em determinados momentos abertamente, em outros mais sutilmente e que a manifestação dessa agressividade depende muito da interação professor-aluno e da maneira como as atividades são desenvolvidas. Para compreender essa agressividade espera-se de todos os profissionais envolvidos na educação um repensar; refletir, expor idéias, dialogar, objetivando melhorar, transformar, buscar novos horizontes e novas soluções.

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