Editora Scortecci Editora. None 2014. 144 páginas.

Sobre

A pedagogia acredita que os alunos não têm maturidade para aprender, portanto só devem aprender aquilo que lhes for ensinado. No modelo andragógico, a responsabilidade do aprender é compartilhada entre professor e alunos, que passam de meros figurantes a protagonistas do processo. Tive o privilégio de conhecer Marcelo em 2010 e me tornei fã. Ai, pisaram no meu pé! é um belo livro e foi desenvolvido com competência e capacidade e me impressionou pela riqueza de detalhes. Será uma fonte de pesquisa para todos os professores de dança, pois trata muito bem dos aspectos evolutivos e éticos do ensino/aprendizagem nesta nossa arte popular tão carente de fontes bibliográficas.
(Carlinhos de Jesus; professor, dançarino e coreógrafo)

A escrita em cascata e de forma didática nos permite ter uma leitura clara, direta e objetiva.
(Cristiane Wosniak; doutoranda em Comunicação e Linguagens, mestra em Comunicação e Linguagem, especialista em Artes-Dança e graduada em Dança)

Um fato que fica implícito neste livro é o de que nós, professores, cada vez mais temos que observar e escutar o movimento de cada aluno. Um conceito que questiona uma estrutura do ensino viciada e robotizada. Um grande passo em direção a um futuro de crescimento e desenvolvimento desta cultura popular brasileira.
(João Carlos Ramos; bailarino e coreógrafo, fundador da Cia. Aérea de Dança)

Este livro vem no momento certo, porque a dança de salão está passando por uma fase de transformação com uma nova geração de profissionais e alunos.
(Sheila Santos; graduada em Dança, pós-graduada em Danças de Salão e professora na pós-graduação da Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec)

Num momento em que é notório o crescimento e disseminação da dança de salão no Brasil, o livro traz à tona aspectos que há décadas são polemizados e discutidos no meio profissional das danças a dois.
(Cristovão Christianis; professor e coreógrafo, cofundador da Oito Tempos Dança de Salão e coordenador do Curso de Capacitação em Dança de Salão – CCDS, certificado pela SPEI/PR)

Se você, que aprende e que ensina, pretende construir uma dança pautada na liberdade de expressão, este livro pode ser um caminho. Precisamos expandir nossos conceitos acerca do ato de ensinar e aprender a dança de salão no século XXI, sem ficarmos atrelados aos conceitos retrógrados que herdamos historicamente e que ainda cercam o cenário atual, proporcionando aos nossos alunos um aprendizado que vai além de apenas realizar passos/movimentos pré-determinados pelos professores. Este é um dos compromissos desta obra.

Ai, pisaram no meu pé! traz exemplos vivenciados na prática, com sucessos e insucessos ao longo de vários anos, de forma reflexiva e pautada nas teorias e ciências que auxiliam no processo de aprender e ensinar, propondo um novo conceito sobre aprendizagem e ensino na dança de salão. É indicado para professores, alunos, bailarinos, dançarinos, coreógrafos, diretores e educadores de todas as áreas do conhecimento que desejam melhorar e evoluir no processo de aprendizagem e ensino. E aqueles que acreditam que não precisam mais evoluir, desafiamos a ler este livro e não mudar de opinião.

Marcelo Grangeiro - Dançarino e coreógrafo (DRT 367/MA), profissional especializado em danças de salão, afro-brasileiras e dança na escola, com pós-graduação em Teoria e Movimento da Dança com Ênfase em Dança de Salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC) e licenciatura em Educação Física pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão (CREF 0810 - G/MA). Professor dos maiores e mais importantes eventos de dança e educação física do Brasil. Finalista da Dança dos Famosos em 2010, ao lado da atriz Sheron Menezzes, e coreógrafo da novela Além do Horizonte da Rede Globo. Professor nos cruzeiros temáticos da Costa Cruzeiros: Dançando a Bordo e Tango e Milonga. Professor palestrante da FIEP (Fédération Internationale d’Éducation Physique). Ganhador do Prêmio TOP FIEP como melhor profissional/professor de 2010/2011.

Acessar