Além dos 90 Minutos: Uma Etnografia da Mediatização no Estádio Beira Rio.

Por: Marcel Neves Martins.

170 páginas. 2011 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação apresenta estudo realizado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), sobre a mediatização social em partidas de futebol. O objetivo central da pesquisa é compreender as lógicas de mediatização que atuam – via processos interacionais – sobre os 90 minutos de jogo. Para atingi-lo, realizamos 14 deslocamentos para trabalho de campo durante sete meses. O método para coleta de dados foi a etnografia; através da técnica da observação participante percorremos os setores das arquibancadas, sala de imprensa e cabines de imprensa; nestas, visitamos as cabines da imprensa escrita, Rádio Guaíba e RBS TV. Para a compreensão da mediatização social pelas relações entre campo esportivo e campo midiático dimensionamos a realidade dos jogos em três partes. Na primeira consideramos que as disputas envolvem três momentos: o antes, o durante e o depois dos jogos. A segunda parte mostra o funcionamento da instituição Sport Club Internacional conforme lógicas de mídia. Na última, são conhecidos modos de operação das mídias impressa, radiofônica e televisiva na cobertura de jogos de futebol.

Endereço: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3947

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.