Alfabetização de Crianças Portadoras de Síndrome de Down: Analisando Uma Proposta de Ensino

Por: Maria Natalia Mesquita de Faria.

139 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é a criança portadora de Síndrome de Down e a alfabetização da mesma. Tem por objetivo analisar uma proposta de ensino a partir da leitura e escrita de seis crianças portadoras da referida Síndrome, alunos de uma instituição especializada, localizada na cidade de Campinas - SP. Estas crianças foram expostas a um programa interdisciplinar, centralizado em seus próprios interesses, e que foi sendo construído e aplicado como proposta de alfabetização fundamentada em Celestin Freinet, Emília Ferreiro e Esther Pillar Grossi. Os resultados do estudo indicam que os alunos apresentaram avanços em relação à aprendizagem da leitura e escrita, analisada de acordo com o referencial teórico adotado. O trabalho permite concluir que estas crianças solicitam um tempo maior para a aprendizagem da leitura e escrita, embora passem por fases semelhantes às da criança normal. De um modo geral, a análise qualitativa também permite concluir que os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho só apresentam resultados positivos quando aplicados dentro de um ambiente educacional que propicie o desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1685&listaDetalhes%5B%5D=1685&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.