Resumo

O objetivo deste estudo é a criança portadora de Síndrome de Down e a alfabetização da mesma. Tem por objetivo analisar uma proposta de ensino a partir da leitura e escrita de seis crianças portadoras da referida Síndrome, alunos de uma instituição especializada, localizada na cidade de Campinas - SP. Estas crianças foram expostas a um programa interdisciplinar, centralizado em seus próprios interesses, e que foi sendo construído e aplicado como proposta de alfabetização fundamentada em Celestin Freinet, Emília Ferreiro e Esther Pillar Grossi. Os resultados do estudo indicam que os alunos apresentaram avanços em relação à aprendizagem da leitura e escrita, analisada de acordo com o referencial teórico adotado. O trabalho permite concluir que estas crianças solicitam um tempo maior para a aprendizagem da leitura e escrita, embora passem por fases semelhantes às da criança normal. De um modo geral, a análise qualitativa também permite concluir que os procedimentos pedagógicos utilizados neste trabalho só apresentam resultados positivos quando aplicados dentro de um ambiente educacional que propicie o desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos.

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