Algumas Concepções de Educação do Deficiente

Por: Gilberta Jannuzzi.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.25 - n.3 - 2004

Send to Kindle


Resumo

Tentativa de sintetizar algumas concepções que procuram orientar as práticas de educação formal das pessoas deficientes no Brasil, desde a época colonial até o início do século XXI. Toma-se como eixo principal a educação a eles ministrada, procurando refleti-la dentro dos condicionantes históricos das épocas consideradas. São ressaltadas três modos de pensar essa educação: A - as centradas apenas na deficiência, na diferença em relação ao considerado normal; B - as que enfatizam: ora o contexto, em que a educação visa somente à preparação para ocupar lugares no mercado de trabalho existente; ora a 
educação, que passa a ser a redentora da realidade; C - a que ressalta a educação como mediação, procurando estabelecer o diálogo entre ela e o contexto, enfatizando a formação política do aluno: conhecedor dos condicionantes históricos e apropriação dos conhecimentos necessários à vida digna e transformadora da sociedade, através do uso de tecnologia, métodos e técnicas adequados.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/235

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.