Algumas Reflexões Sobre a Inserção e o Ensino do Atletismo na Educação Física Escolar

Por: Flávia Temponi Góes, Pâmela Aparecida Silva Oliveira e Paulo Roberto Vieira Júnior.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.13 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Este artigo analisou como 25 professores de Ensino Fundamental de Educação Física, de escolas públicas estaduais da região noroeste de Belo Horizonte/MG, insere m o conteúdo Atletismo e quais estratégias pedagógicas são desenvolvidas para a aprendizagem da modalidade. Como procedimento metodológico, realizou-se uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que nenhum professor possui plano de ensino impresso ou tem hábito de registrar seu planejamento. Verificou-se que apenas sete professores ministram a modalidade e a desenvolvem por meio de jogos e brincadeiras, enquanto 18 sujeitos não ministram o Atletismo. Conclui-se que existe a necessidade de conscientização e mobilização dos docentes para ensino da modalidade, pois, do contrário, esta ficará renegada a uma posição secundária no contexto escolar.

Palavras-chave: 

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4154/4991

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.