Alguns Sentidos de Lazer no Imaginário Social de Pilotos da Aviação Civil Brasileira

Por: Monique Ribeiro de Assis.

170 páginas. 1998

Send to Kindle


Resumo

Este estudo aborda o movimento em direção a determinadas práticas de lazer de um grupo social formado por pilotos da aviação comercial brasileira, num cenário marcado pela tensão das várias inovações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas. Estas escolhas de lazer envolvem atividades aventureiras, onde ao piloto é dada a possibilidade de pilotar e navegar. O propósito de tal estudo foi, então, identificar no imaginário social dos pilotos da aviação comercial os sentidos do lazer e o papel que este representa na vida destes atores sociais. Para tanto, optou-se pelo método da Análise do Discurso proposto por Enni Puccinelli Orlandi e, daí partiu-se para a exploração e compreensão do imaginário deste grupo social em relação as suas escolhas de lazer. Desta forma, o mapeamento dos sentidos do lazer para os aviadores permitiu que quatro marcas linguísticas emergissem dos discursos. São elas: a) o verbo no presente do indicativo sob os sentidos de "atualidade" e "substituição"; b) o voar sob os sentidos de "ascender para um outro plano", "fuga da realidade", "liberdade" e "vício/dependência", c) o herói sob os sentidos de "nascimento do ser piloto", "aventura", da máquina com o sentido de herói", trágico" e "epicidade", e por fim, d) o jogo sob os sentidos de "mimese", "sorte" e "vertigem". Estas marcas linguísticas constituíram algumas pistas para vislumbrar o imaginário e alguns significados da prática de lazer. O mito de Édipo desponta, então por seu percurso trágico que em muitas aventuras, conflitos e impasses remetem à figura do piloto moderno. Conclui-se, em termos gerais, que ao relegar o trabalho a um segundo plano, fugindo para o lazer, o piloto nega sua responsabilidade social e sua possibilidade de transformar a sociedade e assume um agir conformador. Por outro lado, o lazer representa um espaço de resistência do piloto contra uma crescente mecanização e burocratização de seu posto de trabalho. Percorrendo os caminhos do sentir, as práticas de lazer atingem o piloto no que ele tem de mais emotivo, comove sua corporeidade e "amolece" sua alma.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1386&listaDetalhes%5B%5D=1386&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.